terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Confiança para mudar paradigmas nas empresas


Consciência, clareza e compromisso. Estes são os três elementos fundamentais nos intercâmbios humanos internos e externos das companhias. No primeiro caso é fundamental que os colaboradores tenham consciência do negócio em desenvolvimento, de suas potencialidade e limitações. É preciso que criem um entendimento holístico daquilo que estão vendendo e respeitem as expectativas dos clientes. Quem sabe fazer precisa ser claro nos processos de comunicação. A empresa que tem limitações, por exemplo, deve expor essas fragilidades a seus vendedores, técnicos e profissionais que atendem o consumidor. Quanto mais clareza no âmbito interno, maior será o grau de autenticidade nas relações com os clientes.

Vale lembrar a importância do compromisso. É necessário que relações abertas, francas e verdadeiras sejam cultivadas e desenvolvidas em todas as dimensões da atividade produtiva. Não basta “vestir a camisa”. É necessário que sentir-se protagonista dos processos, responsáveis por fracassos e co-autoras nos empreendimentos de sucesso. Essa visão realista da atividade deve permear as relações entre comandantes e comandados, inclusive para que sejam percebidos claramente os desafios e as exigências pontuais de cada projeto ou desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário