quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A unidade


Quando você percebe que uma tendência está sendo prejudicial a você, o que fazer?

Sem uma visão norteadora, a liberdade não faria sentido. Ela não seria nada mais do que uma intuição a ser perdida e levada embora, o que certamente vemos por toda parte. Os grandes mestres espirituais, ao perceber isso, aconselharam as pessoas a viver com um único objetivo em mente: a unidade. Unidade significa que você se uniu ao seu eu superior. Nesse casamento, não existem hiatos ou separações. Você sabe exatamente o que é preciso em qualquer momento. Em vez de usar sua pequena mente individual para calcular o que deve fazer, você deixa a mente cósmica decidir por você.

Quando você pára de se apegar às suas ações, a impecabilidade aparece.

...

Quando você tiver que fazer uma escolha, deixe que suas primeiras reações se acomodem. Observe sua tendência usual, seja ela qual for, e depois ponha-a de lado. Diga não à raiva, à culpa, ao controle, à manipulação, à passividade, à condição de vítima, à retirada.

Depois de se pôr de lado, peça a resposta certa, aquela que favoreceria todos os envolvidos. A seguir, preste atenção ao que chega vindo do lugar de liberdade, o seu eu superior. Como você saberá quando ele está falando? O eu superior nunca tem uma voz; está sempre em silêncio, é um conhecimento sem palavras que imediatamente o faz entrar em ação. Todas as outras vozes, que soem boas ou más, vêm do passado. Até mesmo as palavras mais imaculadas são mensagens do ego.

E se a ação simples e pura não acontecer? Siga em frente. Você fez o melhor possível até agora. Mil outras escolhas estão à espreita. A essência da questão é o seguinte: quanto mais você pedir orientação, mais você saberá quando ela chegar. Existe sempre uma comunicação silenciosa entre você e o seu eu superior. Ela envia mensagens da sua posição de liberdade, e você as recebe na sua posição de sujeição. Pouco a pouco, as mensagens tornam-se mais claras. Ano a ano, você entende mais a verdade do seu eu superior. Descobre que nasceu para alcançar a liberdade porque ela já é sua. Quando isso acontece, sua única escolha é fazer o que é melhor para você. A partir dessa posição de sujeição, você desliza silenciosamente para a posição de total liberdade. Este é o verdadeiro advento da graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário